me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Como você cuida do seu dinheiro?

 Aprenda importar vestidos!
Você é consumista, poupadora ou desligada? Descubra
Mulher segurando saco de dinheiro
Você guarda para o futuro todo o dinheiro que ganha? Ou prefere gastar tudo?
Foto: Dreamstime
Em seus estudos, a socióloga especialista em economia Gloria Pereira, autora do livro A Energia do Dinheiro ( Editora Campus), identificou seis formas de lidar com o dinheiro. Destacamos aqui as três mais comuns:

1. Consumista
Movida a emoção, vive intensamente o presente e joga as dívidas para o futuro. Para reverter a situação, deve domar esse impulso encontrando prazer em outras atividades: quando estiver louca para comprar, ligue para uma amiga, vá para a academia, doe algo, como seu tempo, a uma instituição de caridade...

2. Poupadora
Guarda para o futuro todo o dinheiro que ganha, por medo de ficar pobre ou de passar necessidades materiais. Adia o lazer e prazeres para amanhã. Que tal curtir um pouco a vida? Tente estipular uma quantia, mesmo que pequena (5% do salário líquido, por exemplo) para ir ao cinema, se dar de presente uma massagem, jantar com o seu amor.

3. Desligada
Não sabe muito bem quanto ganha. Para se tornar dependente financeiramente de alguém, como o pai ou o marido, é um pulo. Tem dificuldade de fazer planos futuros, já que não possui poder de decisão sobre si mesma (quem controla a grana é que manda). Precisa entender que o dinheiro faz parte da vida, ter conta corrente própria, pagar as despesas. Só então tomará as rédeas do destino.

Via MdeMulher

0 comentários:

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009