Que o cigarro faz mal à saúde, todo mundo sabe. E no organismo feminino, as conseqüências do vício são muito mais intensas. O fumo é um grande inimigo da saúde feminina, tem um efeito devastador e causa diversos problemas. Doenças respiratórias, hipertensão e osteoporose são alguns exemplos das doenças causadas pelo cigarro. Mas a lista não termina por aí.
Além de aumentar as chances de câncer, principalmente nas mamas e no aparelho reprodutor, o cigarro deixa as mulheres mais vulneráveis aos problemas cardiovasculares. O organismo feminino é mais delicado, o que aumenta os efeitos nocivos do cigarro. No sistema circulatório, a fraqueza natural das paredes das veias combinada com a produção de hormônios facilita a coagulação do sangue. Os coágulos podem resultar em varizes e nos casos mais sérios, em trombose. Os riscos se tornam ainda maiores quando a mulher utiliza a pílula anticoncepcional, que contém grande quantidade de hormônios.
A menopausa pode chegar mais cedo para a mulher fumante, já que o cigarro provoca uma diminuição do fluxo de oxigênio no ovário. A fertilidade também é colocada em risco com o vício. As chances de uma mulher fumante engravidar podem ser até 40% menores em relação a uma não-fumante.
Como se todas as doenças causadas pelo cigarro não fossem suficientes, há ainda os prejuízos para a beleza. Fumar envelhece, causa celulite, rugas, acne, queda de cabelo e ainda deixa os dentes amarelados
Via - Dicas de Mulher
0 comentários:
Postar um comentário