Muitos pacientes chegam ao consultório sem uma queixa definida, apenas a fim de tratar e cuidar mais da própria pele, melhorar a aparência e, claro, rejuvenescer. Mas nem sempre foi assim. Há alguns anos, as pessoas só procuravam um médico dermatologista quando já apresentavam alguma alteração na pele. Hoje, isso mudou bastante e os pacientes procuram o especialista para prevenção, seja de uma possível doença de pele, quanto buscando a manutenção da juventude.
Esta mudança de comportamento revela uma maior preocupação e conscientização, o que é ótimo! É nítida a mudança de atitude e de impulso que leva diversos pacientes aos consultórios dermatológicos. A maioria anseia por melhorias estéticas, em grande parte ligadas ao rejuvenescimento e aí, acabam criando uma rotina de ir ao dermatologista ao menos duas vezes por ano, o que já é muito bom, tanto em termos de tratamento, como de prevenção de doenças - como o câncer de pele - e acompanhamento da evolução de cada quadro, seja ele de fundo estético ou mesmo patológico.
Como estamos falando de mudanças de hábitos, prevenção e, sobretudo, saúde da pele, cabe aqui lembrarmos alguns mandamentos básicos que ainda não são seguidos por todos, mas que podem e devem ser incluídos no dia a dia de cada um. Apesar de parecerem simples, eles podem fazer muito pela saúde da sua pele.
Evitar sempre a automedicação, como usar o cosmético da amiga, o que se leu em algum lugar etc. O que pode ser bom para a pele de um pode ser ruim para a de outro.
Procurar duas vezes por ano um dermatologista para uma avaliação de rotina. Atentar para o fato de este médico ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma segurança para o paciente.
Lavar o rosto pela manhã e à noite com um sabonete adequado ao seu tipo de pele e prescrito pelo seu médico.
Usar filtro solar (FPS mínimo de 15) diariamente, também prescrito por um dermatologista e adequado ao seu tipo de pele. Chova ou faça sol!
Se sua a pele for ressecada, dê preferência a um hidratante com filtro pela manhã. Esse produto, que também dever ser prescrito pelo seu médico, vai hidratá-la e protegê-la ao mesmo tempo.
Jamais durma de maquiagem, retirando-a sempre com produtos adequados.
Não deixe de dar atenção também ao seu corpo. Para evitar o ressecamento da pele, use hidratante diariamente, de preferência logo ao sair do banho. Hoje, o mercado oferece inclusive opções in shower para facilitar a vida. Faça disso um hábito!
Beba muito líquido durante o dia. Dois a três litros de água podem fazer milagres pela sua pele!
Uma alimentação balanceada e variada, composta por frutas, verduras, legumes e grãos também reflete, e muito, na saúde e beleza da pele.
Dormir sete horas seguidas também deve ser uma meta em prol da saúde em geral: pele, corpo e mente!
Há muito a ser feito nas clínicas e consultórios em prol da sua pele. São inúmeras as tecnologias, equipamentos e procedimentos hoje disponíveis, mas eu garanto que cumprindo esses dez mandamentos, você já estará dando um passo muito importante neste sentido. Só depende de você!
Paula Bellotti é dermatologista, formada em medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, com pós-graduação em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Société Française de Dermatologia.
Tem alguma dúvida? Mande seus comentários e sugestões de temas de beleza e saúde da pele.
Clínica Dermatológica Dra. Paula Bellotti - Av. Afrânio de Melo Franco, 141/3º andar, Leblon. Tel: (21) 2294-9514.
0 comentários:
Postar um comentário