me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Mulheres desafiam a proibição de dirigir na Arábia Saudita

 Aprenda importar vestidos!
Elas assumiram os volantes em protesto nesta sexta-feira (17).
Leis conservadoras do reino proíbem a direção feminina.
Várias mulheres sauditas desafiaram nesta sexta-feira (17) a proibição de dirigir no país e saíram dirigindo carros, em protesto contra a discriminação que sofrem, segundo ativistas e testemunhas.
Uma jovem que se identificou como Laila Sindi, da cidade litorânea de Yeda, afirmou em seu Twitter que saiu às 9h (3h de Brasília) junto com uma amiga e sua prima em um veículo conversível e que as ruas estavam tranquilas.
Em Riad, Aziza Youssef, que declarou em seu Twitter ter 54 anos, disse que por volta das 12h (6h de Brasília) dirigiu seu carro e que, inclusive, passou na frente de dois carros da polícia.
De volta à sua casa, ela afirmou que não teve nenhum grande problema, apesar de ter sido seguida por três veículos durante parte de seu percurso.
 Imagem de vídeo divulgada pela Change.org mostra mulher saudita dirigindo durante protesto desta sexta-feira (17) na capital, Riad (Foto: AP)Imagem de vídeo divulgada pela Change.org mostra mulher saudita dirigindo durante protesto desta sexta-feira (17) na capital, Riad (Foto: AP)
"Achava que eram policiais, mas eram três jovens que estavam tentavam me proteger", ressaltou.
Outra mulher, que se identificou como Maha, declarou que também dirigiu pela capital acompanhada de seu marido, Muhamad Al Qahtani, presidente da Associação Saudita de Direitos Políticos e Civis.
Por sua vez, Fuz Abdullah disse que foi sua mãe que dirigiu o carro em Riad e que, apesar de não terem visto outras mulheres no volante, não sofreram nenhum tipo de assédio.
Aparentemente, a primeira mulher que desafiou a proibição dirigiu por volta de 0h40 (18h40 de Brasília) na capital e postou um vídeo no Youtube.
Na gravação, que dura pouco mais de três minutos, a motorista usa um niqab.
"Queremos depender de nós mesmas sem ter que contar com motoristas. Temos o direito de dirigir", declarou.
As ativistas saíram às ruas apesar da detenção da organizadora dos protestos, Manal Sherif, em 21 março. Ela foi solta nove dias depois após pagar fiança e se comprometer a desmarcar o protesto convocado para esta sexta-feira.
Manal foi acusada de desrespeitar a ordem pública, dirigir e estimular as mulheres a fazê-lo, além de ter publicado imagens e vídeos em vários sites que estimulam a população feminina a violar a legislação.
Na Arábia Saudita, vale uma estrita interpretação da lei islâmica, que impõe a segregação de sexos em espaços públicos. As mulheres não podem dirigir nem viajar para fora do país sem estarem acompanhadas por um homem da família, entre outras restrições.
No sermão da última sexta-feira, alguns predicadores criticaram esta campanha, chamada "Vou dirigir meu carro", que consideraram "corrupta e imoral".
Via - G1

0 comentários:

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009