me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Mulheres são mais responsáveis com o pagamento de suas dívidas

 Aprenda importar vestidos!

 Um levantamento feito pelo Banco do Brasil, a partir dos dados de sua carteira de crédito de março de 2011, demonstra que as mulheres  costumam pagar mais em dia do que os homens, quando se trata de obrigações bancárias. Em um grupo de 1 mil clientes, elas são 26 contra 29 homens a levar mais de 90 dias para quitar uma dívida atrasada.
O principal produto adquirido por ambos é o crédito pessoal para pessoa física. “O CDC para pessoa física tem uma taxa de inadimplência menor e vai melhorar com o cadastro positivo”, acredita o gerente-executivo da Diretoria de Crédito do BB, Ewerton Gonçalves Chaves. “Ele é feito para beneficiar o melhor pagador, e como as mulheres têm essa característica, elas serão muito beneficiadas”.
O segundo produto mais popular entre as mulheres, em compensação, é o rotativo cartão de crédito. Entre os homens, por sua vez, o tipo de crédito ao consumo mais frequente, depois do CDC, é o financiamento.
“Ainda é importante dizer que o saldo que temos com as mulheres também é muito expressivo”, lembra Chaves. Isso porque a carteira de crédito para pessoa física (excluindo o financiamento rural) para homens era de R$ 46,5 bilhões, enquanto que, para as mulheres, ficou em R$ 39,9 bilhões, em março de 2011.
Destaque para elasA tendência de a mulher ser menos inadimplente não se repete ao longo de todo o ciclo de vida. Distribuindo a amostra por faixa etária, nota-se que a inadimplência é maior entre as mulheres com até 40 anos, quando elas passam o bastão para os homens, que lideram os índices de não pagamento daí em diante.
Se pegarmos os percentuais de inadimplência de acordo com o estado civil, temos os homens solteiros e viúvos com níveis mais altos, e os casados com os mais baixos:
Estado civil Homens  Mulheres 
Solteiros (as)4,9%3,7%
Casados (as)2,3%2,2%
Viúvos (as)3,4%2,3%
Outros3,7%2,1%
Para Chaves, esses números mostram que as mulheres cumprem um papel importante na vida dos homens, no sentido de orientá-los a administrar melhor seu orçamento. “A mulher tem necessidade de controle melhor das finanças da casa. E a mulher mais madura tem ainda mais consciência disso”, diz.
Conheça os limitesO primeiro passo para controlar as finanças, de acordo com o levantamento do Banco do Brasil, é entender por que as contas estão sempre no vermelho - e isso vale para homens e mulheres. Um dos principais motivos é que as pessoas não enxergam o cartão e o cheque especial como instrumentos de crédito e, assim, usam o limite como se fosse extensão da própria renda.
Assim, nem todos os consumidores têm certeza onde termina o próprio dinheiro e onde começa o crédito oferecido pelo banco. Por isso, além de conhecer bem e saber usar as soluções, é preciso organizar o dinheiro no tempo. E é isso que as mulheres demonstram fazer, de acordo com a pesquisa.
Tome as rédeas do seu orçamentoA relação de amor e ódio que as mulheres mantêm com o cartão de crédito se tornou senso comum. Quantas já cogitaram tirá-lo da bolsa para evitar compras por impulso? Pode parecer radical, mas muitas recorrem a atitudes assim para controlar as finanças.
Porém, o gerente-executivo da Diretoria de Crédito do BB destaca outro ponto essencial para os consumidores pensarem. “Achamos importante casar os débitos com a entrada de dinheiro. Adiar em dez ou 15 dias as compras não vai fazer grande diferença, mas pode ajudar a pagar em dia os financiamentos e a fatura do cartão de crédito”, indica.
Ele ainda lembra que existe mais de uma possibilidade de data para a fatura do cartão de crédito e também da cobrança da parcela do financiamento. “Procure ajustar as datas já no momento de fechar o negócio, para evitar problemas futuros”, complementa.
Por: Fernanda de Moraes Bonadia infomoney

0 comentários:

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009