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Como aumentar o seu valor no mercado de trabalho

 Aprenda importar vestidos!
Veja as competências que farão você brilhar aos olhos dos empregadores e subir na carreira
Carreira
Táticas para você aumentar o seu valor no mercado de trabalho
Foto: Dreamstime

Vagas de emprego existem aos montes, mas profissionais atraentes para preencher os melhores cargos não se encontram em qualquer processo seletivo. Descobrimos as reais qualidades que fazem você ter sucesso na carreira.


Fluência em inglês e espanhol
Do you speak english? Se a resposta for yes, saiba que você vale quase ouro. Quase. "É requisito básico falar bem inglês, mas ainda há dificuldade em encontrar pessoas com segurança na língua", diz Alexia Nogueira Franco, consultora. As empresas estão internacionalizadas, e ter fluência é importante para crescer. Se além de inglês você hablar español, seu passe fica ainda mais caro. Isso porque o Brasil está se tornando referência na América Latina. Uma profissional globalizada, com bom inglês e espanhol, ganha, em média, 20% mais.


Ter um MBA
Quem se dedica a cursar essa especialização pode ganhar até 50% mais. Pesquisa da consultoria de recrutamento executivo Robert Half realizada no ano passado apontou que 66% dos profissionais que cursaram MBA receberam aumentos porque o curso mostra a vontade de chegar a um cargo de liderança. E isso vale mesmo para quem não está em carreira executiva mas quer um cargo estratégico. Está sem grana? Tente negociar ajuda de custo com a empresa.


Pensamento global
Os gringos não estão invadindo só as nossas praias, mas nossas empresas também! Isso porque a crise internacional quase não afetou o Brasil, e o país está cheio de oportunidades para investimentos externos. Mesmo profissionais que trabalham sediados aqui precisam lidar com estrangeiros frequentemente. Por isso, quem consegue se relacionar com culturas diferentes, entende hábitos que podem parecer estranhos à primeira vista e se interessa em viajar e conhecer outros países tem tudo para desenvolver esse pensamento internacionalizado. Ganha pontos quem se coloca bem em uma reunião ou evento com estrangeiros, por exemplo. "Quem tem esse talento aumenta em 50% seu passe", diz Adriana.


Network recheado
Manter uma boa rede de contatos é importantíssimo para saber sobre novas oportunidades e projetos que têm a sua cara. Porque as contratações por indicação são comuns. "E, na média, quem é indicado para uma nova vaga recebe um aumento de 20%. E esse número pode chegar a 90% na área de vendas, em que indicação é fundamental", diz Adriana. Para conseguir um bom network, você pode se jogar nas redes sociais, mas não se esqueça de fazer networking quando estiver offline. Vá a eventos e palestras para conhecer mais pessoas que, no futuro, podem fazer uma boa proposta de emprego.


Comunicação clara
Sabe o que os chefes e recrutadores mais badalados valorizam? Profissionais que conseguem se comunicar com clareza, que mostram bem quais são suas opiniões e, por meio da conversa, encantam os ouvintes. Saber apresentar os argumentos é crucial para quem quer ter um cargo de liderança. Quem se comunica bem é tão valorizado no ambiente de trabalho que consegue dobrar o salário. Para ser fera nessa competência, além de articulada e bem informada, você precisa aprender a ouvir os argumentos (principalmente aqueles contrários à sua opinião) dos colegas, clientes e chefes. Uma dica é treinar muito sua fala antes daquela apresentação importante.
Conteúdo do site NOVA

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