me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Manual Prático da Gordinha

 Aprenda importar vestidos!
Nos recebemos o email da leitora Vania Salles pedindo roupas sociais para gordinhas. Ela também acrescenta que vai trabalhar em uma grande empresa e não queria fazer feio. e pra nós do blog missão dada é missão cumprida!! então vamos la:

Achamos uma boa matéria sobre no blog Manual Prático da Gordinha da Litha Bacchi (que nós amamos e recomendamos) e vamos postar aqui:


Aí vai um post para as mulheres trabalhadoras que precisam usar roupa social. Eu costumo dizer que roupa social clássica é padrão porque cai bem em todo mundo: magras e gordinhas, baixas e altas. Mas é importante frisar que, quando falo de roupa social clássica, estou falando do corte clássico de cada uma, sem bolsos extras, sem cortes modernos, sem babados. Claro que dá pra ser criativa com a roupa social! Mas nesse primeiro momento, vou falar das clássicas, pois essas não tem erro nunca.

Outra coisa importante (e eu nunca vou cansar de bater nessa tecla) é que a roupa tem que servir direito. Não pode estar apertada, os botões não podem estar estourando; mas ao mesmo tempo, não podem ter sobras. Não se prenda a numeração, nunca. O 46 de uma calça é diferente do 46 da outra (por mais estúpido que isso pareça, infelizmente é verdade. Parece que fazem isso pra nos enlouquecer!). E é sempre bom lembrar que as peças DEVEM ser femininas. Nada de usar a camisa social do namorado!

Parte 1 : Calças

A calça social é uma peça que cai bem em absolutamente todo mundo. Com a sua modelagem reta e elegante, alonga a silhueta e deixa o corpo proporcional. E, além de que, acho muito confortável.

Mas cuidado na hora de escolher sua calça social!

Roupa social exige lingerie básica que não marque. Portanto, se for ver o namorado depois do expediente, troque de lingerie antes de vê-lo, mas não a utilize o dia inteiro. Assim, você ainda chega com a lingerie cheirosinha. Mas enquanto estiver com a sua calça social, prefira as calcinhas sem graça e sem costura. Para as calças claras, escolha calcinhas claras.

Outra coisa que pode acabar marcando a calcinha é a sua calça estar muito apertada! A calça não precisa ficar folgada, mas também não pode ficar colada. Calça colada pode prejudicar muito o seu visual e, ainda por cima, não é profissional. Assim você evita a famosa “camel paw” (pata de camelo), como dizem os americanos (acredite, isso é inaceitável).

A altura ideal da cintura, como na calça jeans, é a cintura média (de 1 a 3 dedos abaixo do umbigo). Quanto ao comprimento, evite calças capri, elas atarracam a silhueta. A modelagem reta é a melhor e tem mais garantia de que vestirá bem.

Se você tem quadris largos, evite drapeados e bolsos na parte do quadril. Eles criam volume e, portanto, fazem com que o quadril pareça maior. Você pode dispensar também os bolsos traseiros, ou usar o tipo invisível. Mas, seja lá qual bolso tiver, bolso de calça social de mulher não foi feito para colocar coisas dentro! Para isso serve a bolsa.

Como ser criativa quanto à calça social? Não há realmente muitas opções. Algumas vêm com a parte dos botões deslocada para o lado, o que pode ser um enfeite legal. Listras verticais, já que o corte é reto, também são bem vindas. Um xadrez clássico e discreto pode cair muito bem.

Quanto às cores, prefira as neutras: dessa forma você pode combinar muitas camisas e blusas. Cores neutras: preto, cinza, marrom e azul marinho. Não extrapole. Se quiser comprar alguma peça com uma cor um pouco diferente dessas tudo bem, mas cores extravagantes não combinam com calça social.

Preste atenção ao tecido também: por mais que esteja barato, resista. O tecido de baixa qualidade é facilmente reconhecido.

Parte 2 : Camisas

Vou começar com uma resposta a uma leitora que não tem blog para que eu possa responder diretamente. A leitora se chama Sara, e me perguntou se esse blog era para gordinhas mesmo, já que tem tantos blogs que se dizem para gordinhas e na verdade são para anoréxicas... É para gordinhas sim :) Eu mesma uso manequim 50.

Continuando a série de roupa social, começo com a camisa:

Ela é clássica pois alonga a silhueta com a sua linha vertical no meio e seu decote em formato de “V”. A manga longa e a que termina exatamente no cotovelo não as melhores, pois não terminam nas partes mais grossas do braço. Usada com um terno neutro, você pode escolher entre várias cores, mas a clássica branca nunca tem erro (com o sutiã certo por baixo! Nada de sutiãs escuros ou com muito enfeite. Prefira um básico branco ou bege). Procure as camisas que tem pence na área dos seios e na área da cintura (não achei imagem satisfatória, por isso tive que desenhar). Para comprar uma camisa, tenha certeza de que ela fica bem na parte mais larga do seu tronco; toda roupa pode ser ajustada e, quando a loja não o faz, não custa mais do que R$10,00 em uma costureira. Cuidado com as sobras nas costas... Normalmente não enxergamos e não percebemos, mas elas estão lá e não são legais.

E outra: você até pode achar sexy (apesar de que lugar de trabalho não é lugar de ser sexy), mas botão estourando é o fim da picada. Nunca use, mesmo que você tenha engordado recentemente. Se você engordou recentemente e não tem nenhuma camisa social servindo, você tem duas opções: comprar camisas novas ou usar outras opções de blusas que tenha no armário (no caso de você querer voltar ao peso anterior).

E como ser criativa numa peça social? Temos algumas opções. A primeira, é aquela camisa de transpassar. Cria cintura e dá um toque diferente com o laço. Outras opções são detalhes na cintura e na manga e babados centrais na vertical.

Mas evite camisas compridas demais. A camisa social deve acabar antes da área mais larga do seu quadril, ou então, todo mundo sabe o que acontece: achata a silhueta.

Como dicas iniciais de loja, tenho a C&A, onde as camisas sempre vão até o 48 na moda adulta. A C&A também tem a arara das gordinhas (do 48 ao 54), que tem poucas opções mas nunca é demais conferir. Aqui em Porto Alegre a loja que encontrei de gordinha que tem muita coisa bonita e na moda é a By Kytsis. O preço é salgado, pra variar, mas pelo menos as roupas são bonitas (o que é uma raridade, acham que só porque somos gordinhas precisamos nos vestir feito pessoas que abriram mão de ser bonitas). Mas cuidado quanto a isso: nem sempre todos os modelos ficam bonitos em gordinhas só porque estão numa loja de gordinha. Cuide bem.

Parte 3 : Terninhos

Eis a peça mais difícil de escolher das peças sociais: o terninho. Os modelos são infinitos, quando fica bom num lugar, não fica no outro, quando o modelo é lindo a cor não é, quando o comprimento é perfeito, não é acinturado, e por aí vai. Chega a ser super difícil de escrever sobre ele, pensando “Por onde eu começo?”.

Vamos começar pelo simples: o comprimento. Ele não deve chegar até a parte mais larga do quadril. Terno feminino comprido não cai bem, atarraca a silhueta. O ideal é que acabe pouco antes da parte mais larga do quadril.

Por ser uma peça estruturada, que não toma a forma do corpo mas sim, a cria, o ideal é optar por um formato ampulheta. A cintura marcada é de praxe. Para as que são maiores na parte superior do corpo, nada de ombreiras! Você não precisa delas. Agora, para as moças de quadril largo, uma ombreira discreta cai bem, deixa a silhueta proporcional.

Se você trabalha numa área de criação, pode ser um pouco mais livre quanto à cor: não precisa combinar a parte de cima com a de baixo, podendo, às vezes, usar até um terninho jeans ou de veludo. Mas se trabalhar em escritório, prefira os tons neutros (preto, cinza, marrom e azul marinho), sempre combinando com a parte de baixo.

Um terno DEVE ser experimentado antes de ser comprado. Há uma série de fatores que pode fazer um terno cair muito mal na silhueta feminina. É importante que ele feche, mas que também não fique largo. Outra coisa importante de se observar é a altura do botão. Deve haver um botão na linha da cintura para, assim, marcá-la (ou criá-la, no caso de você ser oval ou reta). Pode haver mais botões na sequência. Linhas e costuras na área da cintura também ajudam a aumentar a sensação de ampulheta que o terninho certo pode dar.

E dá pra ser criativa? Sim!


Nos exemplos acima, o laço deixa o look super feminino e a cintura fica lindamente marcada.

Mas cuidado: perceba se no seu ambiente de trabalho há espaço para peças mais casuais ou se o clima é mais formal. Nos primeiros dias, vá o mais neutra e formal possível, observe as colegas de trabalho, veja o que elas vestem. Assim você fica sabendo o que pode usar em determinado escritório. E, acredite, há muita diferença de escritório para escritório. Trabalho é coisa séria, não corra o risco de destoar da regra geral; deixe isso para quando estiver com os amigos.Retirado Manual Prático da Gordinha
Via gordinhas maravilhosas

3 comentários:

Anônimo disse...

este blog é simplesmente maravilhoso,pois estou procurando dicas de roupas sociais e classicas para gordinhas e não acho nada de interessante,tudo tão vago e banal,sem conteúdo expressivo e aki achei o q procurava.Preciso usar roupas sociais sou empresária e minha posição pede este tipo de moda,e ja estava sem idéia,e aki achei tudo q precisava,parabens e continue melhorando pois logo estarei aki de volta, bjus..

Anônimo disse...

Preciso de sugestões pois tenho um casamento em um castelo de manhã e, por ser gorinha (uso tam. 50) não me sinto bem de vestido, tendo em mente que iria usar uma calça, comprei tecido cetim e bordado slaker(desenhos bordados a mão), pra fazer uma blusa que seria o setim, corcinza médio por baixo e o bordado, cinza claro por cima, junto com a calça de tafetá preta.
Preciso urgentemente de sugestão ou modelo da blusinha....help...

Anônimo disse...

amei seu blog, mas voce deveria dar sugestões para pessoas baixas, pois sou baixa e não sei escolher qual roupa social fica melhor. obrigada!

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009