Como tirar sua carreira do marasmo e alcançar o sucesso profissional
12 dicas para você alavancar a sua carreira
Foto: Thinkstock
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Cansada de gastar neurônios e sola de sapato no trabalho? Então confira algumas ideias que são tiro e queda para arrancar você do marasmo profissional rumo ao sucesso.
1. Mate-se de trabalhar, sem escolher trabalho
A maioria dos jovens precisa dar um duro danado no começo da carreira, assumindo responsabilidades abaixo de sua capacidade, como cuidar dos assuntos pessoais de uma chefe ocupada ou refazer sua agenda inteirinha. Nada disso é o que se pode chamar de subir degraus, mas você deve acreditar que o trabalho do momento é apenas parte da odisseia que enfrentará rumo a um futuro glorioso.
2. Tope qualquer parada
Mesmo que se trate de uma tarefa abominável, aceite fazer qualquer coisa que possa ajudar sua chefe. Sua postura diante dela deve ser: não se preocupe, só quero ser útil. Deus sabe que você não está levando trabalho para casa por causa dela, mas por sua causa. Quer dar um rumo à sua vida e ganhar dinheiro, dinheiro de verdade? O jeito de chegar lá é se empenhando. E, é claro, certifique-se de que lhe seja dado o devido crédito. Não adianta absolutamente nada dar plantão no sábado à noite se ninguém ficar sabendo.
3. Aceite e peça tarefas extras
Você pode não estar preparada ainda para representar a empresa num seminário, mas é fundamental que todo mundo saiba o que já está apta a fazer. Se tem ideias para melhorar o fluxo do seu departamento, diga. Mas, cuidado: primeiro, tenha absoluta certeza de que é capaz mesmo de dar conta do recado.
4. Cumpra rigorosamente os horários
A regra mais importante para qualquer funcionário é chegar sempre na hora certa - ou um pouco antes.
5. Faça o que tem de fazer já
A maneira mais eficiente para ser notada logo de saída é executar tudo imediatamente.
6. Aja de forma agressiva... mas sem agredir
Todas nós conhecemos criaturas que fazem com que a gente se sinta insignificante. Esses tipos até alcançam altos cargos, mas geralmente despencam lá de cima, porque agressividade é tudo o que têm. E pode crer: nada substitui cérebro, mais uma boa dose de charme e trabalho duro.
7. Seja sexy, e daí?
Não há nenhuma razão para você pôr terninhos escuros e camisas fechadas até o queixo se odeia esse tipo de roupa. Seriedade no vestir é um dos caminhos para o sucesso, mas não o único. Use tudo o que a faz se sentir bonita, confiante, à vontade - desde que não tenha um decote até o umbigo. Nunca vi uma mulher perder uma promoção por causa de roupas "erradas", quando seu cérebro e seu entusiasmo estavam nos lugares certos.
8. Não despeje problemas pessoais no escritório
Compartilhe seus dissabores com uma ou duas colegas mais próximas, mas nada de despejar um caminhão de melancia em cima de sua chefe. Embora ela precise ficar a par de problemas sérios, não deve ser encarada como uma espécie de padre confessor.
9. Deixe a chefe se sentir o máximo
Seu trabalho é cuidar para que ela fique numa boa, enquanto você abre caminho para chegar aonde quer. Não se preocupe se a mandachuva receber todos os créditos por algo que você fez. Isso acontece e não é tão ruim como parece. Se ela está subindo dentro da empresa, há grandes chances de levar você junto.
10. Saiba usar o telefone
Grande parte da sua vida profissional depende de telefonemas. E de seguir algumas regras básicas a respeito:
· Mesmo que a pessoa atenda logo a sua chamada, sempre pergunte se está ocupada. Não parta do princípio de que ela (ou ele) tem tempo de sobra;
· Agradeça às pessoas que ocupam cargos mais altos do que o seu por terem respondido logo à sua ligação - afinal, não são obrigadas a fazer isso;
· Corte o papo de quem desperdiça seu tempo falando sem parar.
11. Aprenda a encaixar os golpes
A maioria dos mortais bem-sucedidos continua sendo vulnerável. Estrelas de cinema e TV são arrasadas pelos críticos e ficam magoadíssimas. Presidentes são acusados das maiores vilanias e revidam. Se você é apaixonada por alguma coisa, vai se machucar, muitas vezes. Mas não deve se deixar abater nem se retrair.
12. Fique amiga de todo mundo (principalmente da chefe)
Dar-se bem com os colegas é cinquenta (talvez sessenta ou mesmo setenta) por cento de garantia para o sucesso - mas isso não significa necessariamente ser íntima do pessoal, ou a alegria do escritório. Não vai fazer mal à sua carreira se as pessoas a acharem simpática e charmosa.
Via - mdemulher.abril.com.br
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