me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Carreira - Negócios X Poder feminino

 Aprenda importar vestidos!
Negociar e reconhecer os próprios sentimentos pode render lucros para elas
LOJAS VIRTUAIS - A rede mundial de computadores é um excelente meio para pesquisar preços. Sabia que sua loja de cosméticos preferida pode ter um site com os mesmos produtos que você adora, mas com um preço menor? O melhor de tudo é que se você não quiser esperar alguns estabelecimentos reais cobrem as ofertas dos virtuais. Se o batom que você quer está caro na loja da esquina e o site oferecer um desconto, coloque a boca no trombone. Muitas vezes, cola. Faça a experiência! -
Há tempos já se conhece a facilidade feminina em lidar com a comunicação. E isso foi comprovado cientificamente: as mulheres falam o dobro de palavras diariamente do que os homens. E a partir desta constatação, logo surgem as críticas ao comportamento feminino: "falam mais que o necessário, quando não é o momento" e por aí vai. No entanto, especialistas alertam que a mulher tem potenciais essencialmente femininos que podem gerar vantagens para elas no ambiente de trabalho, inclusive nos papéis de liderança.
Para a psicanalista e doutora em psicologia clínica, Dorli Kamkhagi, desenvolver as características tipicamente femininas exige, primeiro, que a mulher passe por um movimento interno de autoestima. Com esse sentimento bem definido é possível ir em busca do que você acredita e sabe que vale a pena. "Elas ainda estão procurando uma forma de expressar o delicado, que não seja confundido com o fraco e o gentil que não seja entendido como o simplório", explica.

Dorli destaca que é fundamental ter consciência de que a mãe/mulher ideal, maravilhosa, boa, carinhosa e que nunca se frustra é um mito. "Tente o possível e seja uma pessoa, mulher, mãe, profissional, do tamanho que der", aconselha. Já a gerente de RH formada em Psicologia, Margareth Cardoso, explica que algumas das características femininas que antes eram consideradas fraqueza, hoje, são pontos fortíssimos avaliados na gestão por competências e de desempenho na liderança. Dentre elas, estão aemoção, intuição e a importância das relações.
Margareth reforça ainda que os homens possuem habilidades diretas e focadas no resultado, já que essa é uma ação inconsciente e que remete às atividades realizadas na era primitiva da humanidade. Nessa época, os homens saiam para caçar e as mulheres cuidavam da casa e estavam sempre à espreita das ameaças externas para sua família. Com isso, elas desenvolveram a capacidade de ter uma visão holística da situação.

Por sua vez, a objetividade dos homens tende a deixar claro o que é esperado de cada um, enquanto as mulheres são mais relacionais e possuem um estilo de liderança mais participativo, envolvendo as pessoas na construção de um objetivo comum. No entanto, ela ressalta que, independente de sexo, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades desejadas.

Uma técnica que pode auxiliar muitas mulheres é o coaching. No mercado, há muitos profissionais na área que trabalham esse conceito, visando desenvolver as competências necessárias de cada um para atingir metas e objetivos adequados aos desejos e sonhos individuais. Daniela de Lago, especialista em coach executivo, comenta que as mulheres usam a comunicação para gerar conexão, enquanto os homens, para gerar independência.

Ou seja, quando elas falam com detalhes sobre um evento o objetivo é sentir-se mais próxima da outra pessoa, conectar-se. O homem, por sua vez, resume e fala apenas o resultado de um evento, pois o assunto já foi "resolvido" e, portanto, entendem que não é preciso tocar no tema novamente. "Se a mulher compreender essa diferença, já será um ponto a seu favor", brinca a executiva.
Do - Bolsa de Mulher

0 comentários:

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009