me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Descubra os cuidados mais indicados para seu tipo de cabelo

 Aprenda importar vestidos!
 Identifique as características de suas madeixas e os cuidados certos para ficar com fios deslumbrantes e saudáveis
Mulher lava cabeloFios lisos apresentam alinhamento uniforme e balanço suave e definido
Foto: Getty Images
Liso
Aparência: as cutículas ("escamas" queratinizadas que circundam a parte externa da fibra) são fortemente aderidas ao córtex (onde estão depositadas todas as informações do fio, como cor, estrutura, rigidez, elasticidade, textura...) e por isso perdem pouca água para o ambiente, ou seja, não apresentam problemas de desidratação graves. Por isso, fios lisos apresentam alinhamento uniforme e balanço suave e definido.
Reclamação mais comum: os penteados soltos têm pouca durabilidade e sempre estão com a mesma cara.
Solução: com um babyliss médio (os largos não darão conta dos fios lisos e pesados) e um modelador térmico, faça cachos desconectados. Também é possível dar forma ao cabelo com o auxílio de bobes de velcro. Importante: são se esqueça de finalizar o penteado com um fixador em spray ou pomada.

Cacheado


Aparência: os fios formam anéis, abertos ou fechados. Desidratam com facilidade, já que possuem cutículas menos próximas ao córtex. Segundo o hairstylist Wagner Lisboa, da Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, 73% das mulheres têm cabelos ondulados ou cacheados. "As cacheadas são as que mais sofrem com pontas secas, volume excessivo, falta de brilho e frizz", diz.
Reclamação mais comum: os cachos perdem a forma e ganham volume se penteados e só ficam bonitos quando lavados todo santo dia.
Solução: "Na hora de lavar, dê a última enxaguada com água fria", recomenda Giovane França, da Maison Vitalícia, no Rio de Janeiro. "Ajuda a fechar as cutículas e a aumentar o brilho", conta. Escovas e pentes são inimigos desse tipo de cabelo, já que tiram a forma natural dos cachos. Então, penteie os fios quando ainda estiverem úmidos e aplique um ativador de cachos.

Ondulado


Aparência: quanto à estrutura, ele se assemelha ao tipo liso, porém difere quanto ao formato do comprimento - os fios não se mantêm exatamente lado a lado; eles criam ondas suaves.
Reclamação mais comum: a indefinição. Em um dia acorda mais para o liso, no outro mais para o cacheado.
Solução: assuma que tirou a sorte grande. "É possível ter um shape liso com uma escova rápida ou definir os cachos em pouco tempo com o babyliss. Só não se esqueça do protetor térmico em ambos os casos", ensina o hairstylist Henry Hansen, do HBD Spa, no Rio de Janeiro.

Crespo


Aparência: a estrutura anatômica das cutículas faz com que a água presente no interior da fibra evapore mais facilmente, o que dá aparência de fios ressecados. "Em alguns casos, o sebo produzido pelas glândulas sebáceas não se espalha por todo o comprimento do fio. Resultado: raiz oleosa e pontas secas", fala Guilherme Andrade, técnico da marca Max Beauty.
Reclamação mais comum: além do ressecamento, mulheres com madeixas crespas reclamam do excesso de volume.
Solução: opte por processos químicos que modificam a estrutura dos fios, como alisamentos suaves que preservam a forma dos cachos. Para manter o cabelo saudável, é essencial utilizar produtos ricos em ativos umectantes como manteiga e queratina, desde o xampu até a máscara.

Afro


Aparência: cachos bastante fechados, geralmente apresentam-se muito secos, com escamas abertas e alto teor de frizz.
Reclamação mais comum: dificuldade em controlar o volume.
Solução: o ideal é fazer relaxamento para soltar os cachos em vez de alisá-los. O processo de alisamento torna a mulher escrava da técnica, uma vez que a raiz cresce rapidamente e revela a forma natural dos fios. "Apesar de ser volumoso, o cabelo afro é o mais fino e frágil de todos. Por esse motivo, também é importante evitar as luzes muito claras", completa Wagner Lisboa.
Conteúdo do site WOMEN'S HEALTH
Beleza & Saúde - Submarino.com.br

0 comentários:

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009