Duas falhas na direção do eixo principal das fuselagens permitirão dois imensos átrios. O interior das fuselagens vai abrigar as coleções de livros, salas de reuniões e escritórios, enquanto os átrios poderão abrigar salas de leituras e auditórios.
A parte principal da biblioteca se localizará no grande átrio, que atravessa verticalmente toda a construção. O andar inferior, no segundo piso, poderá ser acessado através de escadas rolantes e elevadores e funcionará com centro de informação e área de estar. Cada nível de fuselagem terá áreas de leitura e terão ligação entre si através de pontes.
O vidro do átrio terá um imenso telão de LCD transparente, que projetará imagens, vídeos e textos para todos que estiverem transitando no vestíbulo.
As fuselagens de aviões descartados são as únicas partes que não conseguem ser recicladas, pois o custo da sua demolição excede o preço que a indústria paga pelo alumínio. Assim, uma imensa quantidade de fuselagens permanece nos desertos dos estados do oeste americano. Os Boeings 727 e 732 foram historicamente os aviões mais vendidos da história, portanto são as carcaças mais numerosas nos cemitérios de aviões. Elas podem ser adquiridas a preços extremamente baixos e completamente destripadas, em ótimas condições estruturais.
A fuselagem será o “tijolo” desta construção, cujas partes serão dispostas de acordo com as necessidades de uma biblioteca: o andar superior será destinada para a ocupação humana, enquanto o andar inferior será reservado para as instalações elétricas, hidráulicas, cabeamento e depósitos de livros.
Fontes:
Noticias Arquitectura.
Lot-Ek
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