me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Café não causa celulite

 Aprenda importar vestidos!
Café não causa celulite

Se existisse uma lista de inimigos das mulheres mais (ou menos) vaidosas, a celulite com certeza estaria nos primeiros lugares. Afinal, ninguém gosta de olhar para as pernas ou bumbum e ver aquela pele que mais parece uma casca de laranja.

Por isso, muita gente vive atrás de dicas para fugir das marcas indesejadas. A internet, é claro, está cheinha delas. Mas atenção, porque nem tudo é verdade.

Por exemplo: você já ouviu falar que o café causa a celulite? Apesar de o assunto ainda ser controverso, estudos já provaram que essa afirmação é mito, como explica Tatiane Zago Curi, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (Regional São Paulo). "A cafeína é um composto classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas. Estas são responsáveis por manter o indivíduo no estado de alerta, agindo sobre o sistema nervoso central e é considerado um agente lipolítico (capaz de quebrar gordura)".

A cafeína, aliás, é um princípio ativo eficaz em cremes que combatem a celulite. "A aplicação de produtos a bases de cafeina para tratar áreas afetadas por celulite pode sim melhorar a vascularização (pelo aumento local do fluxo sanguíneo) dessas áreas em questão, permitindo uma desagregação mais fácil das células de gordura e um potencial efeito antioxidante e anti-inflamatório", diz Tatiane.

Se engana também quem toma outros líquidos, como chás e refrigerantes, pensando que o pior na composição deles é a cafeína. "O problema da ingestão de chás e refrigerantes não está nesse ato, e sim na ingestão concomitante de açúcares e gorduras que vão levar a um aumento da insulina no sangue e assim a um maior acúmulo de gorduras no tecido", explica a dermatologista.

Mas, não vá achando que tudo bem sair por aí tomando litros e litros de café. Ele deve ser ingerido com moderação. Quem não respeitar essa regrinha e tomar mais de duas xícaras por dia corre o risco de ter dificuldade para dormir, palpitações cardíacas e até desidratação das células. Então, vale a velha máxima: tudo o que é demais faz mal. Não é preciso parar de tomar aquele cafezinho, desde que a pessoa consuma um pouco por dia, sem exageros. "Uma a duas xícaras de café podem realmente contribuir com a quantidade de antioxidantes que precisamos para combater essa degradação de células", afirma Tatiane.

Agora, para não errar e nem prejudicar seu corpo em geral, o bom é procurar orientação de um médico capacitado. Ele poderá avaliar a melhor maneira para ingerir qualquer alimento ou substância.

Por Priscilla Nery (MBPress)

0 comentários:

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009