me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Tudo sobre pré-natal

 Aprenda importar vestidos!



Pré-natal: conheça os exames e quando fazê-los. A cada mês, o acompanhamento da gestação detecta e ajuda a prevenir problemas



Gravidez responsável é sinônimo de pré-natal bem feito. Os exames, que têm por objetivo monitorar a gestação e o desenvolvimento da criança, podem salvar a vida do bebê ao detectar problemas antes que afetem mãe e filho. (acompanhe as transformações do seu corpo, nos nove meses)

Os cuidados pré-natais têm também um aspecto muito importante, que é o de orientar a futura mãe sobre o que esperar e como agir durante a gestação , complementa o Dr. Fredric D. Frigoletto, ginecologista e obstetra do General Hospital de Boston / EUA e um dos autores do livro Primary Care of Woman (ainda sem tradução para o Brasil). (com antecedência, prepare-se para a chegada do bebê)

Um bom pré-natal vai avaliar e acompanhar condições pré-existentes ou decorrentes da gravidez na mãe, como por exemplo pressão alta ou diabetes e checar se há potenciais problemas com o feto. O mais importante, contudo, é que a mulher saiba que estes exames devem ser feitos por todas as grávidas, seja a gravidez de risco ou 100% normal. , explica o Dr Frigoletto. (antes de cair nelas, identifique as lendas que mistificam a gravidez)

Para mostrar a importância destes exames, elaboramos um guia mês-a-mês do que normalmente é pedido pelos obstetras e por quê. (escolha um bom médico e passe a gestção tranqüila)


Antes de engravidar
O ideal mesmo, concordam os médicos, é que os cuidados pré-natais comecem antes mesmo da gravidez. Quando a mulher começar a planejar ter um filho, o mais indicado é que procure seu ginecologista para um check-up geral focado numa futura gestação. Aqui vão ser pedidos exames para:

Avaliar o estado geral de saúde da mulher (cursos de gestante ajudam a entrar no clima)

Checar se há quaisquer possibilidades de disfunções genéticas na mulher, no parceiro ou no histórico familiar de ambos (seu marido também vai se sentir grávido com essas dicas)

Rever se há fatores de risco para a gravidez (como o uso do álcool, fumo, drogas ou condições pré-existentes) (veja que cuidados tomar com a sua alimentação)

Ver se há necessidade de prescrever vitaminas (contendo normalmente ácido fólico, ferro e cálcio)

1º mês
Quanto antes a gravidez for detectada, melhor. A recomendação médica é de que os exames pré-natais tenham início ainda no primeiro trimestre. (conheça seus direitos não ponha sua saúde em risco por medo de perder o emprego) Sabendo que o bebê vem aí, sua primeira bateria de exames inclui:

Tipagem de sangue ABO e Rh
Hemograma
Pesquisa de Diabetes, Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Hepatite, HIV 1 e 2
Cultura de urina
Protoparasitológico de fezes;

2º mês
Ultra-som transvaginal verifica se o embrião está bem implantado no útero, define com mais precisão o tempo de gestação e se ela é múltipla (de gêmeos)

3º mês
Ultra-som o de alta resolução, que é capaz de detectar a anencefalia aproximadamente na 10ª semana ou excluída por um exame de ultra-som até a 16ª semana de gravidez.

4º mês
Amniocentese e biópsia de Vilocorial este exame é indicado para
gestantes acima dos 35 anos ou para quem está abaixo desta idade, mas tem histórico familiar de doenças cromossômicas (como Síndrome de Down).

Normalmente, é feito entre a 10ª e a 20ª semana de gestação. Para avaliar disfunções nos cromossomos do feto é preciso coletar líquido amniótico (a Amniocentese) e examinar de fragmentos da placenta (a biópsia de Vilocorial).

Translucência nucal este exame é mais indicado para gestantes abaixo de 35 anos, sem histórico familiar de doenças cromossômicas. Um ultra-som transvaginal ou abdominal mede a espessura da nuca do feto e identifica o risco deste tipo de problema.

5º mês
Ultra-som morfológico tem por objetivo mostrar o feto em detalhes

Ecocardiografia fetal indicado para portadoras de doença cardíacas
congênitas ou com histórico familiar de doenças cardiovasculares, este exame procura sinais de má-formação cardíaca e é feito através de um ultra-som pélvico

6º mês
Exame de sobrecarga de glicose - também conhecido como teste de
O Sullivan (GPD), ele avalia a incidência de diabetes gestacional e é
realizado através da mensuração da glicemia após a ingestão de
líquido com grande quantidade calórica

Ultra-som morfológico com Doppler - analisa ossos, órgãos e fluxo de sangue no bebê no cordão umbilical e nas artérias uterinas detectando cerca de 90% das más-formações existentes, além de verificar se o feto está do tamanho correto.

7º e 8º mês
Ultra-som exame rotineiro para checar peso do bebê, a quantidade de líquido amniótico e funcionamento da placenta

9º mês
Ultra-som o último acontece normalmente entre a 36ª e a 39ª semana (nesta fase é essencial acompanhar a movimentação do bebê no útero, pois está chegando a hora do parto).


Importante: Em cada consulta pré- natal devem ser avaliados: o seu peso, a sua pressão arterial e altura do útero (não deixe a escolha do parto para última hora, considere todas as opções)


Insegura? Marque uma consulta extra

Exames adicionais

Ordocentese indicado apenas em casos excepcionais por ser um dos exames com maior risco de aborto (cerca de 2%), é feito após a 20ª semana e tem por objetivo detectar alterações cromossômicas, doenças congênitas, infecciosas e sanguíneas. É realizado retirando-se uma amostra do sangue que circula no cordão umbilical do feto.

Ultra-som 3D E 4D sua grande vantagem é mostrar resultados com volume e movimento do feto e é utilizado mais como confirmação do ultra-som normal, ajudando a visualizar melhor defeitos como por exemplo o lábio leporino.


____________


Extraído do site: www.uol.com.br

0 comentários:

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009