me add Follow Us on Twitter Be our fan on Facebook
Portal Portal da Mulher
Receba notícias por e-mail:

g
g

Cosmético caseiro: verdade ou mito?

 Aprenda importar vestidos!

Sabem aquelas receitinhas que nossas mães e avós usavam? Esfoliação com farinha de milho, máscara com maçã, abacate, romã e tantos outros legumes e frutas? Pois é, elas são tão inocentes e às vezes até parece que funcionam, mas aí moram diversos perigos. Alguns não são tão visíveis assim, outros podem até deixar manchas que muitas vezes, você não vai associar com a inocente máscara facial caseira, afinal, tudo o que se usa é natural, não é?
Bem, a historia aqui é um pouco mais delicada do que parece. Vamos começar pelo fato de que cosméticos em geral, possuem conservantes para manter-se por mais tempo. Os tais cosméticos caseiros, não têm conservantes e oxidam muito rápido. Oxidam? Você já pegou uma maçã, cortou e a deixou fora da geladeira? Ela ficou meio marrom, não foi? Esse é o processo de oxidação. E, se a fruta deteriora, significa que ela não mantém as propriedades e vitaminas que dizem que fazem bem pra pele. Além disso, dá medo. Já pensou nas irritações que um creme feito em casa pode provocar?
Alimentos cítricos, principalmente o limão, deixam manchas na pele e depois, só um tratamento médico para amenizar o estrago. Fora isso, a nossa pele não é só essa camada superficial que nós vemos. Para realmente fazer efeito, o cosmético precisa passar por várias “barreiras” até chegar em uma camada mais interna, chamada derme. Portanto, aquela sua máscara de pepino com iogurte dificilmente terá algum efeito de verdade.
Outro grande mito é o benefício atribuído às compressas de chá de camomila gelado – essas eu também fazia – ou rodelas de pepino nos olhos. Não importa o que você vai colocar nos olhos, o que faz diferença mesmo é o gelado, já que a baixa temperatura contrai os vasos sanguíneos e diminui o inchaço nos olhos. Um algodão com água gelada já é o suficiente. Então, nada de querer ser alquimista: não invente mil e uma misturas para passar no rosto ou no corpo sem saber direito o que está fazendo. Cosmético é cosmético o resto…é no mínimo duvidoso.

0 comentários:

 

©2009 Portal da Mulher | by

©2009